ARTE TUMULAR
Grupo escultórico em bronze e granito negro polido de formato retangular estruturado em três níveis, sendo o central maior que os dois laterais. A porta do jazigo em bronze, apresenta um relevo de um trem brindado usado na revolução paulista. Do lado esquerdo da entrada tumular, destaca-se a escultura de um guardião com uma espada em uma das mãos, representando o Apóstolo São Paulo, que deu nome ao estado de São Paulo e a outra mão esta aposta sobre a bandeira paulista, capacete e espada em alusão a revolução paulista de 1932. Toda essa alegoria com motivos da revolução constitucionalista era para homenagear o jovem Prudente Meireles de Morais, morto na guerra.
TÍTULO DA OBRA: Tributo a revolução constitucionalista de 1932
AUTOR: Amadeu Zago
LOCAL: Q.44, T.134Fotos: Luiz Varinha e
wikipidea e João Jr.(Comentários) e sandrofortunato.com
Descrição tumular:Helio Rubiales
Prudente Meireles de Moraes( Piracicaba, São Paulo,1904-São Paulo,1932) num início de século 20 onde o progresso tecnológico e da ciência eram vistos como caminho para a paz e conforto da civilização.
Morreu aos 28 anos de idade.
BIOGRAFIA
O casal Antônio Prudente de Moraes e Maria França Meireles, a Dona Marieta. O pai era o sexto filho do ex-presidente Prudente de Moraes. A mãe, filha de um coronel de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. Tiveram dois filhos: Prudente Meireles de Moraes e Antonio Prudente Meireles de Moraes.
Prudente era o filho mais velho do casal. Quando nasceu, a vida pacata de seus pais em nada se assemelhava ao vendaval que atingira o clã dos Prudente há pouco mais de uma década apenas. No final dos anos 1890, seu avô Prudente de Moraes tornou-se nada menos que o 1º Presidente da República.
Prudente cursou o cursos de engenharia na Escola Politécnica de São Paulo, atual USP. Totalmente diferente do irmão, era mais reacionário e com a explosão da Revolta Constitucionalista de São Paulo, logo se engajou nas tropas.
MORTE
Faleceu em combate em 1932, com apenas 28 anos.
Fonte:Fragmentos na internet
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales
2 comentários:
Apenas uma complementação: este que é mostrado como um guardião do túmulo, com uma espada na mão, é na verdade o apóstolo São Paulo, que dá nome ao estado. Grato pela atenção!
JOÃO JR.
Foi muito oportuna a sua sugestão, já acrescentei.
Postar um comentário