LOCAL: Rua 18, terreno 30A
Fotos: Simone (picassaweb) e Roberta Zouain
João Mendes de Almeida Júnior (São Paulo, 30 de março de 1856 — Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 1923) foi um jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal brasileiro.
Morreu aos 66 anos de idade.
João Mendes de Almeida Júnior era filho do jurista João Mendes de Almeida e de Ana Rita Fortes Leite Lobo. Sobrinho paterno deCândido Mendes de Almeida, Neto paterno do capitão-de-milícias Fernando Mendes de Almeida, português, que se radicou em 1816, na cidade de Caxias, Maranhão, onde se casou com Esméria Alves de Sousa.O capitão Fernando Mendes de Almeida era filho dos portugueses João Mendes de Almeida e Maria escolástica da Fonseca Ramos. João Mendes Júnior foi casado com Leontina Novais.
Em decreto de 11 de dezembro de 1916, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento de Enéas Galvão, tomando posse em 5 de janeiro de 1917. Foi aposentado em decreto de 24 de outubro de 1922. Sua passagem pelo tribunal ficou assinalada por uma série de magistrais arestos que abrilhantaram a coletânea da jurisprudência nacional. João Mendes de Almeida Junior foi notável advogado e grande jurisconsulto. Em 1901, foi incumbido de estudar as bases para a reforma judiciária do estado de São Paulo, e, em 1910, a pedido de Rodrigues Alves, teve idêntica incumbência de organizar as bases do Código de Processo Civil e Criminal do estado.
O projeto que apresentou representa um magistral trabalho, repleto de ensinamentos, digno de ser subscrito pelos mais reputados juristas.
Um comentário:
Alguém sabe se no mesmo tumulo onde estão enterrados o Dr. João Mendes de Almeida e seu filho Dr. João Mendes de Almeida Jr., também está enterrado o Dr. Francisco Penaforte Mendes de Almeida, filho do Dr. João Mendes de Almeida e irmão do Dr. João Mendes Jr?
Postar um comentário