ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história.
Este espaço destacará as obras contidas no mais antigo cemitério de São Paulo, o da Consolação, que abriga uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural, através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

FUNDAÇÃO

Foi criado em 15 de agosto de 1858, inicialmente com o nome de Cemitério Municipal. Naquela época, a cidade de São Paulo se resumia no triangulo formado pelas atuais ruas XV de novembro, São Bento e Direita. O resto era só mato, onde dominavam chácaras e plantações. Dos fundos do Palacete do Carmo da Marquesa de Santos, próximo ao Pateo do Colégio, avistava-se a várzea do rio Tamanduatei (Parque D.Pedro I) que serpenteava com as suas águas piscosas muito próximo ao Pateo do Colégio.
Os mortos, era costume na época serem enterrados nas Igrejas e suas proximidades, considerado solo sagrado, o que garantiria que a alma do morto iria para o paraíso. Esse trabalho era de responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, considerado esse um ato de misericórdia final.

Alguns moradores começaram a queixar-se do mau cheiro que começava a surgir em alguns pontos cruciais da cidade, pela falta de espaço para o enterramento dos mortos e aventava-se a hipótese da criação de um local próprio para o enterramento ( cemitério), que ia de confronto direto com a Igreja que era contra. Desde o Século XVIII, médicos ligados a higiene eram contra esse habito, pois afirmavam que isso era muito perigoso à saúde, porem entravam em confronto direto com a Igreja arraigada a crenças e tabus difíceis de serem modificados.

Finalmente, depois de muitos debates, decidiu-se construir o primeiro Cemitério de São Paulo, nos Altos da Consolação, situada depois da várzea do Anhangabaú, perto dos Caminhos das Bandeiras (Ladeira da Memória) e nas margens da antiga Estrada dos Pinheiros. Esse local seria perfeito para o cemitério devido a sua altura, com muitos ventos e bem longe da cidade. Outro fator importante é que a maioria das terras eram de domínio publico e as outrasde chacareiros. O Município se encarregou de adquirir essas terras para realizar a empreitada. A própria MARQUESA DE SANTOS (Maria Domitila de Castro Canto e Mello), além de doar terras, doou uma grande importância em dinheiro para a construção da Capela do cemitério. Foi desse modo, que num terreno de mais de 70 mil metros quadrados, surgiria o primeiro cemitério da Cidade de São Paulo, o da CONSOLAÇÃO.


CEMITÉRIO DOS PROTESTANTES

Em 11.02.1864, foi construído o Cemitério dos Protestantes, para o sepultamento dos acatólicos. Em 12.11.1868, surge o Cemitério da Venerável Ordem Terceira de N.Senhora do Carmo. Fazendo de um modo geral, parte do Cemitério da Consolação.
Poucos lugares despertam tanto sentimentos como o cemitério. Um passeio entre anjos de mármores, esculturas em bronze e cruzes em granito, sentimos no caminho, o envolvimento de um impressionante silêncio, respeito e paz. Paradoxalmente, o Cemitério está encravado bem no Centro da cidade de São Paulo, rodeado por altos edifícios e pelo transito caótico da cidade, fato este que intrigam os visitantes, pois assim que ultrapassam os seus muros, são envolvidos por alamedas arborizadas e o silêncio, onde se esquece da vida, na cidade dos mortos.



23 de jan. de 2009

ANTONIO DA ROCHA MARMO -Arte Tumular- 24 - Cemitério da Consolação, São Paulo










Vista geral - Foto: http://www.saopauloantiga.com.br


ARTE TUMULAR
Conjunto escultórico em bronze e granito polido. Do granito negro surge uma imagem em relevo de Cristo com uma taça na mão. Logo na frente, uma escultura de Antoninho no tamanho natural, com uma Biblia na mão esquerda e com a mão direita em posição de benção. Atrás de todo o conjunto, num segundo plano eleva-se um cruz, também em granito negro.
Em todos os lugares disponíveis do túmulo há uma infinidade de placas fixadas pelos fiéis.
LOCAL: Quadra 80, Terreno 6
Descrição tumular:Helio Rubiales
024


PERSONAGEM
Antônio da Rocha Marmo (São Paulo, 19 de outubro de 1918 - São Paulo, 21 de dezembro de 1930) foi uma criança católica paulista a quem se atribuía o dom de predizer acontecimentos futuros. Teria inclusive previsto a própria morte.  Antoninho tornou-se objeto de veneração e passou a ser conhecido como Santo Antoninho. Hoje em dia, é conhecido como Servo de Deus.
Morreu aos 12 anos de idade



BIOGRAFIA
Desde pequeno, segundo relato de seus familiares, Antoninho tinha a mania de fazer altares e simular missas, era um grande amigo da mãe e muito inteligente quanto a assuntos polêmicos. Foi considerado um santo pela população de São Paulo, por agraciar os pedidos de curas. Faleceu de tuberculose aos 12 anos.


Sepultado no Cemitério da Consolação, seu túmulo, localizado na quadra 80, terreno 6 (Q.80, T.6), é constantemente visitado por devotos que lhe pedem auxílio. Antoninho,ignorado pela Igreja, tornou-se objeto de veneração a céu aberto e passou a ser conhecido como Santo Antoninho. Hoje em dia, é conhecido como o Santo do Povo.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales



8 comentários:

rei disse...

tamanho poder tem esse menino que me curou fui desenganado pelos medicos e aqui estou meu muito obrigado menino antoninho.........

SILVIA disse...

SANTO ANTONINHO

PEÇO A CURA DOS RINS DO NILTON FACCI RANGEL, INTERNADO DESDE 09.07.09 PARA SESSÕES DE HEMODIÁLISE NA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO. QUE OS SEUS RINS VOLTEM A FUNCIONAR NORMALMENTE E ELE NÃO PRECISE FAZER HEMODIÁLISE O RESTO DA VIDA.

SILVIA

CAROLINA disse...

SANTO ANTONINHO,

PEÇO A CURA DEFINITIVA DA MINHA HÉRNIA LOMBAR E DA MINHA BURSITE NOS QUADRIS, DO LADO ESQUERDO E DO LADO DIREITO.SOU SUA DEVOTA DESDE MENINA. TENHO 77 ANOS HOJE E CREIO EM SEU PODER DE CURA.

CAROLINA

SILVIA disse...

SANTO ANONINHO

PEÇO A CURA DEFINITIVA PARA OS RINS DE NILTON FACCI RANGEL, QUE ESTÁ FAZENDO HEMODIÁLISE NA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA-SP TRÊS VEZES POR SEMANA. QUE OS RINS VOLTEM A FUNCIONAR E ELE POSSA VOLTAR AS SUAS ATIVIDADES COMO ANTES.
AMÉN!!!

vania disse...

venho agradecer antoninho da rocha marmo pela uma graça muito grande que meu pai helio ja estava em situaçõa critica com sua saude praticamente desenganado pelos medicos quando com meus pedidos de súplica antoninho me antendeu ,ele esta curado obrigado antoninho é um santo mesmo.

Alexandre Reis disse...

ne sse mommento cheia de fé venho pedir a grande graça a antoninho ja que fui atendida em uma muito especial,que me de o dom de dirigir carro, que eu seja paciente,esperta no transito que eu aprenda com facilidade que seja agil e prudente que eu nunca machuque ninguem e que nunca passe por acidentes de carro desde ja agradeço a graça alcançada,amem que deus ilumine sempre seus caminhos antoninho da rocha marmo.´, amem.

celisio jose da silva disse...

fiz um pedido a esse santo e em menos de 1 hora ja havia sido atendido, um emprego para o meu filho de marilia sp que estava passando serios apuros financeiros e fui prontamente atendido...agradeço de todo o coraçao, e cada quinze dias eu vou la no seu sepulcro.. com muita alegria,,,,,, eu moro em ubatuba sp

Anônimo disse...

Eu, JFA venho , neste momento difícil na minha vida, pedir a interseção de Santo Antoninho à nosso Criador supremo , para mim e meu sobrinho, que eu tenha liberdade financeira das minhas dívidas e que meu sobrinho seja curado de um câncer raro, mas em tratamento.
Certo de sua interseção à DEUS, de conseguir estas grandes necessidades ,desde já agradeço por esta precisosa ajuda.
Amém.