ARTE TUMULAR
ANTONIO ALVARES LEITE PENTEADO, Conde. (Mogi-Mirim, estado de São Paulo, a 3 de fevereiro de 1852 - Paris, 25 de maio de 1912). Era filho de João Carlos Leite Penteado e de Dona Maria Higina de Almeida Lima; foi casado com Dona Ana Paulina Lacerda Penteado, condessa de Álvares Penteado, filha dois Barões de Araras e irmã do senador Antônio Lacerda Franco; com quem teve cinco filhos: Antonieta, Silvio, Armando, Stella e Englantina.
Morreu aos 62 anos de idade.
VIDA PROFISSIONAL E EMPRESARIAL
Foi agricultor em Palmeiras, formando a importante Fazenda Palmares; na capital de em São Paulo, foi industrial, fundando as Fábricas Santana de fiação de tecidos de juta e Penteado, para manufatura de tecidos de lã.
No intuito de elevar o nível da classe comercial, dotando-a com aparelhamento escolar capaz de ministrar-lhes seguros e completos ensinamentos profissionais, foi em socorro dos fundadores do estabelecimento de ensino de comércio criado em 2 de junho de 1902, e fez a régia doação do terreno e financiou a construção do majestoso prédio que se ergue no Largo de São Francisco, com o nome de Escola de Comercio Álvares Penteado. Realizou esta escola inteiramente o escopo almejado pelos seus fundadores, pioneiros do ensino comercial no Brasil, e pelo seu doador, prestando assinalados e relevantes serviços à coletividade de nossa terra.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO
Antônio Álvares Leite Penteado foi presidente na Associação Comercial de São Paulo, eleito em 1899 e, a exemplo de seu antecessor, Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos, enfrentou as dificuldades da crise de 1900, propondo inúmeras medidas ao governo federal.
HOMENAGENS
Em homenagem aos méritos do grande industrial e filantropo, a Prefeitura de São Paulo, pela lei 977 de 19 de janeiro de 1907, conferiu a denominação de Álvares Penteado, a uma das mais antigas ruas do centro da capital, primitivamente chamada de Francisco Cubas e sucessivamente Quitanda, Quitanda Velha e do Comercio. Ainda em 1907, recebeu o título de nobreza de Conde Romano e as insígnias das condecorações das Ordens de São Gregório Magno e do Santo Sepulcro de Jerusalém, conferido pelo Papa Pio X.
MORTE
Faleceu em Paris a 25 de maio de 1912.
Fonte e fotos: Assoc.Com.Estado de S.Paulo
2 comentários:
Ah sim, agora encontrei o túmulo do conde Álvares Penteado!
O anterior era da família Avares Penteado e não era dele exatamente...
Túmulo discreto e de extremo bom gosto,já que não poderia ser diferente.
O conde era muito elegante!
COM TODA ESTA LOXURIA, O MAIS IMPORTANTE ESTA SENDO ESQUECIDO POR DIVERSAS GERAÇOES:AFINAL DE CONTAS QUAL A ORIGEM DA FAMILIA PENTEADO, SERA PENTIEIRO OU PETTINATO? ATE AGORA SO SEI QUE SOU 5 NETO EM LINHAGEM DIRETA VARONICA DE MATHIAS PENTEADO DE MADUREIRA DE SP/SANTANA DE PARNAIBA.ABRAÇOS
Postar um comentário