ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história.
Este espaço destacará as obras contidas no mais antigo cemitério de São Paulo, o da Consolação, que abriga uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural, através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

FUNDAÇÃO

Foi criado em 15 de agosto de 1858, inicialmente com o nome de Cemitério Municipal. Naquela época, a cidade de São Paulo se resumia no triangulo formado pelas atuais ruas XV de novembro, São Bento e Direita. O resto era só mato, onde dominavam chácaras e plantações. Dos fundos do Palacete do Carmo da Marquesa de Santos, próximo ao Pateo do Colégio, avistava-se a várzea do rio Tamanduatei (Parque D.Pedro I) que serpenteava com as suas águas piscosas muito próximo ao Pateo do Colégio.
Os mortos, era costume na época serem enterrados nas Igrejas e suas proximidades, considerado solo sagrado, o que garantiria que a alma do morto iria para o paraíso. Esse trabalho era de responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, considerado esse um ato de misericórdia final.

Alguns moradores começaram a queixar-se do mau cheiro que começava a surgir em alguns pontos cruciais da cidade, pela falta de espaço para o enterramento dos mortos e aventava-se a hipótese da criação de um local próprio para o enterramento ( cemitério), que ia de confronto direto com a Igreja que era contra. Desde o Século XVIII, médicos ligados a higiene eram contra esse habito, pois afirmavam que isso era muito perigoso à saúde, porem entravam em confronto direto com a Igreja arraigada a crenças e tabus difíceis de serem modificados.

Finalmente, depois de muitos debates, decidiu-se construir o primeiro Cemitério de São Paulo, nos Altos da Consolação, situada depois da várzea do Anhangabaú, perto dos Caminhos das Bandeiras (Ladeira da Memória) e nas margens da antiga Estrada dos Pinheiros. Esse local seria perfeito para o cemitério devido a sua altura, com muitos ventos e bem longe da cidade. Outro fator importante é que a maioria das terras eram de domínio publico e as outrasde chacareiros. O Município se encarregou de adquirir essas terras para realizar a empreitada. A própria MARQUESA DE SANTOS (Maria Domitila de Castro Canto e Mello), além de doar terras, doou uma grande importância em dinheiro para a construção da Capela do cemitério. Foi desse modo, que num terreno de mais de 70 mil metros quadrados, surgiria o primeiro cemitério da Cidade de São Paulo, o da CONSOLAÇÃO.


CEMITÉRIO DOS PROTESTANTES

Em 11.02.1864, foi construído o Cemitério dos Protestantes, para o sepultamento dos acatólicos. Em 12.11.1868, surge o Cemitério da Venerável Ordem Terceira de N.Senhora do Carmo. Fazendo de um modo geral, parte do Cemitério da Consolação.
Poucos lugares despertam tanto sentimentos como o cemitério. Um passeio entre anjos de mármores, esculturas em bronze e cruzes em granito, sentimos no caminho, o envolvimento de um impressionante silêncio, respeito e paz. Paradoxalmente, o Cemitério está encravado bem no Centro da cidade de São Paulo, rodeado por altos edifícios e pelo transito caótico da cidade, fato este que intrigam os visitantes, pois assim que ultrapassam os seus muros, são envolvidos por alamedas arborizadas e o silêncio, onde se esquece da vida, na cidade dos mortos.



24 de mar de 2009

JOÃO ROSA ' FAMÍLIA - Obra: Anjos sob o esquife e Pietà-Arte Tumular-Cemitério da Copnsolação, São Paulo


Mausoléu




Pietà (a esquerda do túmulo)


Detalhe da pietà


ARTE TUMULAR
Magnifico complexo tumular em granito e estatuário em bronze. Construção em forma de capela em granito de duas cores e formas (polido e rústico), foi dividida pelo autor em três fases: A capela na parte inferior, o monumento na parte superior e a "Pieà" na parte lateral esquerda.
A parte frontal inferior em granito com a cobertura em ângulo, num estilo clássico, parece apoiada sobre dois blocos de granito marrom brutos. No centro o portal, em bronze trabalhados e com duas folhas. Na parte mediana uma placa de bronze trabalhada com uma cruz grega central, uma de cada lado, decoram o portal. Acima do portal, letras de bronze destacam o nome da família.
Em cada franco da capela, erguem-se tochas estilizadas com uma grande chama (notem que nas 4 tochas a chama se dirige para o mesmo lado, dando a representação de movimento). As duas tochas de cada lado são unidas por dois blocos de granito, um superior e outro inferior.
Encimando a capela, entre as quatro tochas, quatro esculturas em bronze de anjos sentados e nús, que num grande esforço sustentam nas costas o esquife de granito retangular, decorado nos seus beirais. Vê-se ai o vigor expressionista do artista que realça uma seminudes mais forte, pois é sugerida e não mostrada.
Para completar a grandiosidade do mausoléu, do lado esquerdo, sobre a mesma base de granito bruto, serve de pedestal para uma grande escultura da "Pietà". O Cristo morto sobre os joelhos da mãe, que numa profunda dor lamenta a perda do filho. Trabalho esse que o artista usou o seu grande poder criativo e vigorosa força na expressão plástica.

TÍTULO DA OBRA: Anjos sob o esquife
AUTOR: Enrico Bianchi
Fotos: skyscrepercity.com/showthead.phf, bras75, Simone (picassa)
Descrição tumular: HRubiales

PERSONAGEM
Familia João Rosa
BIOGRAFIA
(Desconhecida)

Um comentário:

Diogo disse...

Este túmulo é suntuoso, mas sempre aparece como "coadjuvante" pois está localizado atrás da obra prima do escultor Francisco Leopoldo e Silva no túmulo de Moacyr Piza